quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Stephen King




Quase metade dos contos abaixo já foram adaptados para a tela do cinema:


Jerusalem’s Lot (Jerusalem’s Lot): Esta História  se passa em 1850 e conta a história de um homem e seu criado que vão morar em uma casa bastante estranha na pequena cidade de Chapelwaite. Lá eles encontrarão um mapa que levará a uma cidade fantasma chamada Jerusalem`s Lot, e depois que eles resolvem fazer uma visitinha a esta cidade suas vidas se transformam para sempre.


Turno do Cemitério (Graveyard Shift): Alguns funcionários de uma empresa têxtil resolvem descer os porões da antiga fábrica para fazer uma limpeza e ganhar um dinheirinho extra, porém, o que eles encontraram lá em baixo além de muita sujeira é um ser bizarro e não deixará ninguém voltar para cima.


Espuma Noturna (Night Surf): Este pequeno conto é apenas uma introdução ao Livro A Dança da Morte que posteriormente seria lançado por King. A História é sobre um grupo de jovens sobreviventes de uma peste que dizimou os seres humanos, e que estão em uma casa discutindo sobre o futuro, se é que haverá futuro.


Eu Sou o Umbral da Porta (I am the Doorway): Neste perturbador conto de horror King conta a história de Arthur um astronauta, que retorna de uma missão em Vênus “infectado” por criaturas que andam debaixo de sua pele, de seus dedos e que desenvolvem olhos em seu corpo por onde enxergam nosso mundo. Bizarro!


A Máquina de Passar Roupa (The Mangler): Uma história que resumida é mais que  absurda : Uma máquina de passar roupa industrial após um acidente em que uma mulher morre em suas engrenagens passa a ter vida própria e a fazer novas vítimas. Acredite, King fez um excelente conto de terror e que de fato assusta.


O Fantasma (The Boogeyman): Um Homem visivelmente perturbado chamado Lester Billings chega a um psiquiatra e começa a contar o motivo de sua agitação. Lester está convencido de que um fantasma matou seus três filhos, mas que ele próprio, o pai, era o único responsável pelas mortes. Por quê? Porque ele sempre soube da existência do fantasma e nunca fez nada para protegê-los. King novamente se supera.


Matéria Cinzenta (Gray Matter): Mais um Clássico de Horror: Um homem bebe uma lata de cerveja estragada e se transforma em uma criatura enorme que devora gatos mortos e dobra de tamanho regularmente. Considerado por muitos, um dos melhores contos curtos de horror já feitos por King.


Campo de Batalha (Battleground): Alguns “Brinquedinhos” tomam vida e se vingam de um assassino da maneira mais cruel possível. Um dos contos mais fracos.


Caminhões (Trucks): Alguns caminhões passam a ter vida própria e encurralam um grupo de pessoas em um posto de gasolina. Mais tarde as pessoas encurraladas descobrem que não só os caminhões estão andando sozinhos, mas outras “maquinas” também. Mais um conto em que King não dá expectativa de esperança nenhuma a humanidade. Ele é especialista nisso.


Às Vezes Eles Voltam (Sometimes They Come Back): Um professor chamado Jim Norman passa a relembrar seus traumas de infância quando começam a chegar alguns alunos novos em sua classe e que pretendem atormentar a vida de Norman. Outro conto brilhante em que o final é arrasador.


Primavera Vermelha (Strawberry Spring): Um campus universitário é tomado pelo medo por uma seqüência de mortes que vem acontecendo no mesmo. O pior é que todos são suspeitos e ao mesmo tempo ninguém é suspeito.


O Ressalto (The Ledge): Um milionário traído resolve fazer o amante de sua mulher sofrer os últimos minutos de vida que lhe restam, mas alguma coisa dá errado e seu dinheiro em nada lhe ajudará para sair com vida deste jogo de perversidade.


O Homem do Cortador de Grama (The Lawnmower Man): Um homem contrata um jardineiro um pouco estranho demais para cortar sua grama. O Jardineiro com seus métodos pouco ortodoxos de cortar grama fará o homem se arrepender pra sempre de tê-lo contratado.


Ex-Fumantes, Ltda. (Quitters, Inc.): A Ex-Fumantes, Ltda. é uma organização que garante que você irá parar de fumar se procurá-los. Porém os métodos utilizados não são bem explicados e infelizmente é tarde demais pra voltar atrás, não é RICHARD MORRISON? Outro conto magnífico.


Sei o que Você Precisa (I Know What You Need): Um sujeito bastante estranho chamado Edward Hammer parece sempre saber oque Elizabeth precisa. Para Elizabeth ele é um homem perfeito. Pobre Elizabeth quando descobrir os segredos deste homem ideal.


As Crianças do Milharal (Children Of The Corn): Um jovem casal resolve fazer uma longa viagem de carro, mas ao passarem por uma cidadezinha chamada Gatlin, e notarem que seus habitantes não possuem mais de 19 anos de idade, eles descobrem que alguma coisa de errado está acontecendo por ali. Os Jovens são adoradores de uma entidade demoníaca que habita um milharal.


O Último Degrau da Escada (The Last Rung on The Ladder): Este conto é um dos mais bonitos da carreira de King e narra a relação de amor entre os irmãos Larry e Katrina em sua infância, e preço que Larry, já adulto, pagou por não estar presente com sua irmã durante toda a vida.


O Homem que Adorava Flores (The Man Who Loved Flowers): Um jovem aparentemente inofensivo e apaixonado vaga pelas ruas com um buquê de flores em suas mãos. Nada mais romântico não é? Não! Não é!


A Saideira (One For The Road): Mais uma vez Jerusalem`s Lot, é o cenário de situações macabras, e desta vez dois homens presenciaram cenas que ficaram eternizadas em suas memórias (caso eles saiam vivos dali, é claro!).


A Mulher do Quarto (The Woman In The Room): Este conto que fala sobre eutanásia, narra a dolorosa decisão de um filho em dar um basta no sofrimento pelo qual passa sua mãe que está num leito de hospital. Um conto muito triste e que é narrado de forma magistral por King.


As Quatro Estações (Stephen King): 
Abordando cada uma das estações do ano com uma estória envolvente e 
cativante, o mestre King consegue, através da sua capacidade de moldar 
a imaginação das pessoas, nos levar a cada uma das situações criadas 
nesse bestseller de 1983. 


À primeira vista, o leitor irá sentir uma grande diferença das outras 
obras de Stephen, e não é para menos: o escritor surpreende a todos com 
histórias que fogem ao estereótipo de terror 'bizarro', exceto talvez 
pelo conto "Inverno no Clube - Método respiratório", onde lemos sobre 
um clube onde são contadas as mais bizarras e inusitadas histórias de 
seus participantes. Ainda falando sobre um lado mais psicológico, 
encontramos o conto "Verão da Corrupção", quando King nos conduz de 
encontro à um antigo militar do Reich, que passa a ser refém de suas 
lembranças ao ser reconhecido por um jovem estudante. 


Para aquecer os corações, o conto 'Primavera Eterna' é como um cobertor 
elétrico. É possível manter seus sonhos dentro de uma prisão? Assim 
como 'A espera de um milagre', King mostra ser um bom conhecedor da 
psique de um presidiário, e isso é transmitido 100% ao leitor. Esse 
conto deu origem ao filme 'Um sonho de liberdade' que, fiel ao livro, 
não poderia ser um filme ruim. 


E por último, 'Outono da Inocência - O Corpo'. Um conto sobre a amizade 
de um grupo de crianças em uma cidadezinha americana, onde é tratado 
sobre sonhos, perspectivas, amizades e maturidade. É outro exemplo de 
uma excelente adaptação para o cinema, chamada 'Conta comigo".